Avaliação

AVALIAÇÃO

A nossa avaliação é multidisciplinar e distribui-se por várias áreas de acordo com a queixa apresentada. O nosso modelo é um modelo original criado pelo Prof. Dr. Rafael Silva Pereira de acordo com toda a investigação feita no seu percurso académico e nas área das Perturbações do Desenvolvimento:

  • Avaliação Visual e Auditiva: Baseada na avaliação do Processamento Visual e do Processamento Auditivo Central. 
  • Avaliação Cognitiva: Baseada numa bateria de provas, que se destinam a avaliar as competências/potencialidades da criança ao nível Executivo e Cognitivo. 
  • Avaliação Emocional: Baseada numa bateria de provas, que se destinam a avaliar o funcionamento emocional da criança, que tantas vezes bloqueia as aprendizagens e especificamente a natural aquisição da leitura, escrita e matemática.
  • Avaliação da Linguagem: Baseada numa bateria de provas, que se destinam a avaliar a Sintaxe, Morfosintaxe e a Consciência Fonológica
  • Avaliação Psicomotora: Baseada numa bateria de provas, que se destinam a avaliar o perfil Psicomotor da criança que tantas vezes pode trazer dificuldades na Leitura, Escrita e Matemática.
  • Avaliação Pedagógica e Psicopedagógica: Baseada numa bateria de provas que se destinam a aferir a idade da leitura, a fluência e precisão da mesma, a expressão verbal, a nomeação, a ortografia, caligrafia e raciocínio matemático
  • Avaliação em Terapia Ocupacional: As provas aqui aplicadas permitem perceber o Perfil de Integração Sensorial da criança/jovem tão importante para o desenvolvimento harmonioso na aquisição de competências de aprendizagem e de relação.


Somos também especialistas em avaliações no âmbito das Perturbações do Desenvolvimento com provas como as que abaixo se apresentam:

Escala de Observação para o Diagnóstico do Autismo - 2ª Edição


A ADOS-2 é considerada o instrumento de referência para o diagnóstico da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Trata-se de uma escala que baseia a sua administração num conjunto de atividades estandardizadas, que permitem ao examinador observar comportamentos relevantes para o diagnóstico da PEA. A partir desta avaliação semiestruturada e estandardizada é possível analisar o comportamento do sujeito relativamente à comunicação, à interação social e ao jogo/uso imaginativo de materiais, assim como a presença de comportamentos restritos e repetitivos. 
É composta por 
cinco módulos de avaliação, que permitem avaliar sujeitos com idades, níveis de desenvolvimento e competências de linguagem distintas. A seleção do módulo a administrar baseia-se na idade cronológica do sujeito e nas suas competências de linguagem expressiva. 


in: www.hogrefe.com e imagem em www.hogrefe.fr

Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra


Os 15 testes neuropsicológicos que constituem a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) permitem ao examinador realizar uma avaliação bastante abrangente das mais importantes funções neurocognitivas: orientação, memória, linguagem, atenção e funções executivas, motricidade e lateralidade.

O desempenho das crianças e dos adolescentes poderá ser analisado com base em diferentes pontuações nos testes e em três resultados compósitos: Índice Global de Linguagem, Índice Global de Memória e Índice Global de Atenção/Funções Executivas.

A BANC, sendo simultaneamente abrangente e compreensiva, inclui um conjunto numeroso de testes neuropsicológicos, viabilizando deste modo o exame de importantes funções neurocognitivas. Estas funções e aptidões são essenciais à capacidade para aprender (na escola e/ou fora da escola) e ao funcionamento no dia a dia.


in www.hogrefe.com e imagem: www.cegoc.com


Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª Edição

 Griffiths III resulta da revisão e da nova estandardização das Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths, consideradas internacionalmente como o instrumento de referência para a avaliação do desenvolvimento infantil.

Esta nova edição, que apresenta um kit de material totalmente novo e melhorado, permite uma avaliação contínua desde o nascimento até aos 72 meses de idade (i.e., 6 anos). 

Através de materiais e tarefas bastante apelativas, a Griffiths III proporciona uma avaliação global do desenvolvimento infantil, permitindo ao profissional obter um perfil individual dos pontos fortes e das necessidades do bebé ou da criança, em cinco grandes áreas distintas:

  • Fundamentos da aprendizagem
  • Linguagem e comunicação
  • Coordenação Olho-Mão
  • Pessoal-Social-Emocional
  • Motricidade global (ou grosseira)

in www.hogrefe.com

Imagem: www.oficinadidatica.pt

Share by: